Coquetéis saborosos, apresentação de brilhar os olhos e muita elegância. O barman é um dos profissionais mais requisitados para bares e restaurantes que desejam sofisticar seu negócio.
Por Brener Mouroli
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Apesar de ser uma das profissões que datam os tempos das tabernas na idade média, os barmen, profissionais especializados em servir bebidas e drinks de modo autêntico e único, ganharam relevância na década de 1930.
Os alquimistas das bebidas se tornaram essenciais para as pessoas através dos famosos speakeasies.
Símbolos de uma resistência à Lei Seca nos Estados Unidos, os barmen ganharam também um dia especial no Brasil para a valorização da sua relevância no universo de bares e restaurantes.
O Dia do Barman é comemorado em 04 de outubro no país. A data propõe a valorização do trabalho dos profissionais que oferecerem um serviço que auxilia a retenção dos clientes e proporcionam uma melhora na percepção de valor do negócio pelo público.
Em entrevista ao podcast ‘O Café e a Conta”, da B&R, Nicola Pietroluongo, gerente de advocacy da Diageo e especialista mixologista, descreve o profissional barman como aquele que fica no balcão, podendo ser super criativo, e que geralmente está entrando nesse mundo da mixologia.
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Como o barman pode auxiliar no faturamento do estabelecimento?
O termo inglês barman, possui como tradução “homem do bar”, tal nome já deixa pistas sobre o seu impacto na área.
Tiago Santos, mixologista e supervisor da rede Redentor, em Belo Horizonte (MG), autoridade no assunto com mais de 20 anos de experiência no setor de bares e restaurantes, deixa claro que ter um profissional especializado é um caminho que traz muitos retornos para o estabelecimento.
"Quando você tem um barman qualificado, muitas casas ainda não percebem o valor, achando que ele só reproduz coquetéis. Mas o retorno é enorme. Nós vendemos mais de 14 mil coquetéis por mês em um único restaurante, considerando Moema e Redentor, que ficam lado a lado", pontua.
Por outro lado, Pietroluongo destaca a importância dos drinks para o crescimento dos bares. Para o especialista na alquimia das bebidas, a inclusão de drinks no menu é uma chave para melhorar a rentabilidade do estabelecimento.
“A rentabilidade do drink é maior. Isso não porque você precifica ele lá em cima, não é isso. É porque quando você coloca a mão de obra, coloca os insumos, coloca a energia, o custo todo da preparação daquele produto, ele é um produto que sai mais rentável”, pontua Pietroluongo.
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Fidelização e retenção de clientes
Devido às apresentações glamurosas e uma mistura de sabores que levam aos seus degustadores a experiências únicas, os drinks agregam valor e constituem parte da vivência do cliente no estabelecimento.
Santos pontua que a fidelização e retenção de clientes são impulsionadas por toda a estrutura do estabelecimento. Entretanto, deixa claro que a hospitalidade é a melhor estratégia para criar vínculos com os clientes.
"Desde restaurantes A++ até os mais simples, em boates ou shows, a melhor estratégia é a hospitalidade. Um profissional comunicativo e sorridente cativa os clientes e faz toda a diferença", orienta o gerente do grupo Redentor.
O barman é um profissional que lida com a complexidade das pessoas. Afinal, diariamente ele lida de modo direto com o público imprimindo parte da imagem da personalidade do negócio.
Tiago Santos diz que a sua relação com o trabalho é além do dinheiro, o que auxilia na entrega ainda melhor do serviço, “eu amo aquilo que eu faço, de verdade. Não faço só por dinheiro, dinheiro é a consequência do meu amadurecimento, da minha estrada”.