pb.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Paraíba
  • Abrasel na Paraiba
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se na Abrasel Paraiba
  • Socios Mantenedores
  • Fale Conosco
  • Cozinha Brasil Sabor

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel na Paraiba
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se na Abrasel Paraiba
  • Socios Mantenedores
  • Fale Conosco
  • Cozinha Brasil Sabor
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Geração Z provoca mudanças em bares e restaurantes com novos hábitos de consumo

  • PUBLICADO EM: 20/06/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Formada por nascidos entre 1997 e 2012, a geração Z tende a consumir menos álcool, buscar conveniência e exigir experiências alinhadas ao bem-estar e propósito

Padrão de consumo dos jovens da Geração Z tem provocado mudanças em negócios de alimentação fora do lar. Foto: Midjourney

A chegada da Geração Z ao centro do mercado consumidor está provocando transformações profundas nos hábitos alimentares e de socialização, com reflexos diretos no setor de alimentação fora do lar. Formada por jovens nascidos entre 1997 e 2012, essa geração cresceu em um ambiente digital, altamente conectado, e com forte senso de identidade, propósito e autocuidado.

As mudanças nos padrões de consumo vão desde o aumento da demanda por bebidas com pouco ou nenhum álcool até a valorização de experiências personalizadas e a busca por conveniência no serviço.

Para atrair esse público, os estabelecimentos estão se adaptando. No Graffica Bar, em Belo Horizonte (MG), a crescente procura por coquetéis sem álcool motivou a ampliação do cardápio.

“Muitos clientes buscavam bebidas criativas e sofisticadas, similares aos coquetéis clássicos, mas sem álcool. Por isso, desenvolvemos novas opções e adaptamos receitas já existentes, garantindo que todos possam aproveitar a experiência”, conta Marilda Ribeiro, proprietária do bar.

Para José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo e Inteligência da Abrasel, essa tendência abre oportunidades.

“Os consumidores estão cada vez mais atentos à qualidade do que consomem e buscam alternativas que proporcionem prazer sem abrir mão do bem-estar. Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma onda chamada Stealth Health, ou 'saúde oculta'. Ela combina sabores tradicionais e que trazem indulgência com algum elemento mais saudável para dar o conforto de que o que se está consumindo faz bem à saúde”, explica.

Geração Z dita o ritmo: conveniência, personalização e reputação

O impacto da Geração Z no setor vai além do cardápio. Uma pesquisa divulgada pela Ticket revelou que essa geração é responsável por 51% dos pedidos de delivery realizados no Brasil. Isso mostra uma clara preferência pela comodidade, com 46% dos jovens preferindo a entrega ao invés da retirada no local ou drive-thru.

Do outro lado do balcão, os empreendedores também se adaptam: atualmente, segundo pesquisa da Abrasel, 67% dos negócios trabalham com o serviço de delivery.

Mais do que praticidade, esses jovens consumidores valorizam programas de fidelidade personalizados e experiências que reflitam seus valores e interesses. Eles buscam conexões autênticas com as marcas e tomam decisões baseadas na reputação online dos estabelecimentos — um comportamento também apontado no estudo da Ticket, que destaca a importância da presença digital das empresas.

Ainda segundo a pesquisa, o Instagram é a principal plataforma de influência nas decisões de consumo da Geração Z, enquanto o Google vem ganhando espaço como ferramenta de busca por bares e restaurantes.

Os negócios acompanham essa tendência: 93% dos estabelecimentos já utilizam o Instagram para se relacionar com os clientes, e o uso do Google Perfil da Empresa saltou de 1% em 2023 para 43% neste ano, de acordo com dados da Abrasel.

“A Geração Z está ajudando a provocar mudanças muito relevantes no mercado. Hoje, não basta mais servir bem. É preciso se comunicar bem, estar presente onde esse público está e entregar experiências que façam sentido para ele. Quem não acompanha essas transformações corre o risco de desaparecer do radar do consumidor”, conclui José Eduardo Camargo.

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Notícias Relacionadas

O Quilo é Nosso valoriza restaurantes e premia criatividade e boas práticas

Aumento de tributação para fintechs pode prejudicar os pequenos negócios do setor

Vendas em bares e restaurantes registram queda 3,7% em junho, segundo Índice Abrasel-Stone

Venda de vinhos revela perfil diversificado e oportunidades de crescimento

Comentários

Últimas Notícias

O Quilo é Nosso valoriza restaurantes e premia criatividade e boas práticas

Aumento de tributação para fintechs pode prejudicar os pequenos negócios do setor

Vendas em bares e restaurantes registram queda 3,7% em junho, segundo Índice Abrasel-Stone

Venda de vinhos revela perfil diversificado e oportunidades de crescimento

Retorno do horário de verão é alternativa à sobrecarga do sistema elétrico

Evolução do delivery no Brasil é tema de painel no 37º Congresso Abrasel; saiba como participar

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel na Paraiba
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se na Abrasel Paraiba
  • Socios Mantenedores
  • Fale Conosco
  • Cozinha Brasil Sabor

Endereço

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 222 - Salas 05 e 07 - Shopping Center Domimar
João Pessoa/PB
CEP: 58.039-110

83 3247-3549

(83) 9 8829-9381


Contato

(83) 9 8829-9381 ou 9 9875-0066

abraselpb@gmail.com 

financeiropb@abrasel.com.br

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados