pb.abra

A recente decisão do governo federal de aumentar a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para fintechs acendeu um alerta no setor de alimentação fora do lar. A Abrasel destaca que, apesar de a medida ter como foco as instituições financeiras digitais, o impacto atinge em cheio bares, restaurantes, lanchonetes e pequenos comércios que dependem de serviços como maquininhas, contas digitais e antecipação de recebíveis.

Segundo a entidade, o aumento da carga tributária pode tornar esses serviços mais caros ou inacessíveis, prejudicando diretamente a digitalização dos pequenos negócios, um processo considerado essencial para o crescimento e a sustentabilidade do setor. Hoje, 37% dos estabelecimentos estão em atraso com tributos e muitos recorrem a empréstimos de curto prazo para manter o fluxo de caixa.

“A digitalização é um caminho sem volta, mas ela precisa ser acessível”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel. Para ele, a medida é um retrocesso, pois compromete a inclusão financeira de milhões de microempreendedores e enfraquece um setor que emprega mais de cinco milhões de brasileiros.

Leia a matéria completa em Valor Econômico

Comentários

Outras Entrevistas