Alguns cliques a mais, seja no celular ou no computador, podem facilitar, e muito, o trabalho diário do empresário do setor de  Alimentação Fora do Lar, seja na prospecção e fidelização digital com o cliente ou até mesmo no relacionamento com os fornecedores. Empresas de renome mundial, como Google, Facebook e Groupon, atualmente possuem ferramentas de suporte que auxiliam o marketing digital de bares e restaurantes.O Facebook, por exemplo, possui um setor específico, dentro do site, para marketing digital para empresas. O suporte auxilia no aumento de vendas online e locais, na promoção do aplicativo, e no aumento do reconhecimento da marca. Nos casos de sucesso, grandes empresas como Ambev, Coca-Cola Brasil, e Tim, e até empresas de pequeno porte, como o Restaurante e Pizzaria Atlântico, de Recife (PE), contam como foi a parceria com o site criado pelo programador americano Mark Zuckerberg.

Gestão voltada para o crescimento

Na primeira campanha online com foco em varejo da história da marca, a Ambev conseguiu turbinar o faturamento de seu e-commerce de materiais para bares com a ajuda da plataforma. Quem costuma frequentar bares com certeza já reparou nas mesas, cadeiras e copos de variadas marcas de cerveja. Para ajudar quem deseja ter esse material em seu próprio bar, a Ambev lançou um e-commerce em 2012.O “Parceiro Ambev” é direcionado a donos de bares e restaurantes, que encontram à venda mais de 300 itens para montar a estrutura necessária para seus estabelecimentos. Entre os produtos há kits de taças Stella Artois e Bohemia, jogos de mesas com cadeiras
Skol e também itens sem o logotipo da companhia, como estufas, fornos e televisão. Com produtos tão diversos e com um ticket-médio elevado, a Ambev resolveu testar as ferramentas do Facebook pela primeira vez em sua história para impulsionar as vendas de seu e-commerce.

Para alavancar a venda dos produtos do site Parceiro Ambev, o primeiro passo era saber quem estava interessado neles. Para isso, a Ambev utilizou a ferramenta de Público personalizado de seu website (WCA) para mapear grupos de pessoas que teriam mais probabilidade de compra desses produtos. Com ela, é possível mapear as visitas de áreas específicas de seu site para depois redirecionar anúncios para grupos de pessoas no Facebook que passaram por cada uma delas. No site do Facebook voltado para marketing digital para empresas, o gerente de mídia digital da Ambev, Leonardo Longo, conta que “o Facebook foi fundamental pela capacidade de segmentação da mensagem para um consumidor relevante. A plataforma também permitiu agilidade para fazer as otimizações necessárias enquanto a campanha estava no ar, acompanhando a dinâmica do varejo”.

Já o Restaurante e Pizzaria Atlântico alinhou seu plano de expansão a uma estratégia de publicidade no Facebook. Em três anos, o grupo abriu quatro novos restaurantes no Recife e atribui parte da conquista de novos clientes ao investimento na plataforma. O resultado foi um crescimento anual médio de 13% nas vendas. Ao implementar uma estratégia de ampliação da rede de restaurantes, os proprietários buscaram no Facebook uma ferramenta para atrair clientes nas mais diferentes regiões do Recife. A ideia era gerar uma base sólida de fregueses para a loja que era inaugurada, sustentando, dessa maneira, o plano de expansão. Além disso, os empreendedores também buscavam uma ferramenta de fidelização, baseada num canal de comunicação sempre aberto com o cliente, que garantisse uma boa lembrança sobre a marca. Em depoimento ao canal de marketing Digital do Facebook, Ivanildo de Lira, proprietário do Restaurante e Pizzaria Atlântico, conta que o investimento em mídia era forte, porém 100% offline. “Na época, estava começando a se falar muito nas mídias sociais e no quanto uma presença online estruturada era importante para um negócio”, diz.

Uma das primeiras campanhas implementadas pelo restaurante no Facebook foi a “Amigos do Pedaço”, com o objetivo de atrair clientes para as unidades e, ao mesmo, gerar engajamento na página recém-inaugurada. Por meio de um aplicativo na página, um fã recebia uma “pizza” apenas com uma fatia visualmente pronta e deveria convidar mais cinco amigos para completá-la. Os amigos, então, tinham de se registrar para participar da brincadeira. Ao completar a “pizza”, o fã e seus amigos recebiam um cupom para comer no restaurante do grupo. O restaurante também usa sua página para impulsionar algumas promoções. Um exemplo é a “Quinta em Dobro” que funciona da seguinte maneira: o cliente pede um prato selecionado, imprime um voucher na página do Facebook e ganha um prato igual ou do mesmo valor.

Fonte:
Revista Bares & Restaurantes edição 107 * Matéria na íntegra disponível na versão impressa.